Hi, How Can We Help You?

Blog

janeiro 28, 2022

Conheça os 5 Cuidados Essenciais para Pessoas Idosas

Manter a qualidade de vida e a saúde dos idosos é essencial para que estes passem os anos com tranquilidade.

1 – Acompanhamento Médico

A considerar que é na terceira idade que as doenças mais preocupantes podem aparecer ou se agravar, como o câncer (de pele, útero, mama, próstata), Parkinson, demência (Alzheimer), diabetes tipo 2, osteoporose e osteoartrite, hipertensão e outros problemas cardiovasculares, catarata, dentre outros, os responsáveis pelo idoso devem certificar-se que os principais exames e consultas necessárias estão a ser cumpridos e acompanhá-lo pessoalmente nas consultas médicas sempre que possível.

2 – Segurança em Casa

De modo a evitar quedas e, consequentemente, fraturas, é importante adaptar os cômodos da casa para que o idoso possa equilibrar-se melhor, como barras de segurança na casa de banho e uma cadeira de banho para o idoso. Escadas devem ter corrimão e os pisos não podem ser escorregadios. Cuidado ainda com os tapetes que estiverem com as pontas e bordas soltas.

3 – Alimentação

Este é um dos pontos em que faz-se necessária a orientação médica a considerar quadros de diabetes ou hipertensão, por exemplo. Os cuidados com a alimentação do idoso devem considerar uma dieta equilibrada e, se necessário, a suplementação com vitaminas e outras fórmulas.

Também é necessário acompanhar se o idoso a fazer todas as refeições, tendo que muitos esquecem-se e auxiliá-los sempre que possível.

4 – Auxílio a Tarefas

Alguns idosos com maior grau de dependência podem necessitar de apoio em tarefas do dia-a-dia. A família ou o cuidador de idosos devem auxiliá-los na hora de escolher, vestir as roupas, na higienização ou na rotina do lar, como pagamentos de contas ou limpeza domiciliar.

5 – Atividades Físicas e Sociais

Os idosos também necessitam de interação social, seja com a família, amigos ou grupos da terceira idade. A saúde do idoso deve considerar o mental e o emocional, o que indica que psicólogos e terapeutas diversos podem ajudar nesse aspecto.

As atividades físicas também ajudam na interação, além do fortalecimento de músculos e do estímulo da circulação sanguínea. Tudo dentro das capacidades físicas e limitações de cada um.

Estes são apenas alguns cuidados básicos com a saúde do idoso que são disponibilizados pela Fadas Apoio Domiciliário que podem ser contratados pelos seus familiares.

Os nossos cuidadores são certificados e capacitados para oferecer o melhor cuidado para os seus entes queridos.

Quer marcar uma visita ao domicílio? Conte connosco.

É só contactar-nos uma para saber mais.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Open chat